sábado, 23 de março de 2019

Gunnar Vingren e o chamado missionário

Gunnar Vingren
Gunnar Vingren nasceu em Ostra Husby, Ostergotland, Suécia, em 8 de agosto de 1879. Filho de pais crentes, aprendeu desde cedo a trilhar os caminhos dos santos, sendo batizado nas águas aos 18 anos de idade. Desde essa época, sentia fortemente as necessidades de outros povos e entregou-se à disposição de Deus para um dia evangelizá-los. Em 1903, viajou para os Estados Unidos. Ingressou então no Seminário Teológico de Chicago. Após a conclusão do curso em 1909, assumiu o pastorado da Primeira Igreja Batista de Monominee, Michigan, em cuja função participou da convenção daquela igreja.

Na ocasião, os convencionais decidiram enviá-lo, juntamente com sua noiva, como missionários na índia. Ele, porém, entendeu que esta não era a vontade de Deus e, resoluto, comunicou que não podia viajar. Em meio ao grande avivamento, uma irmã que possuía o dom de interpretação disse a Gunnar Vingren que ele somente seria enviado ao campo missionário quando fosse batizado com o Espírito Santo. Ao visitar a conferência Batista de Chicago, após cinco dias de busca incessante, o Senhor o batizou com o Espírito Santo. Isto o fez voltar a sua igreja e pregar a nova experiência, mas metade dos membros da congregação não o aceitou e não o desejou mais como pastor.

Nesse ambiente de avivamento espiritual ocorreu a sua chamada para o Brasil. em uma reunião de oração, o Espírito Santo falou-lhe através do irmão Adolfo Uldin que deveria ir ao Pará. na mesma ocasião, disse-lhe que se casaria com uma jovem chamada Strandberg. O encontro com Daniel Berg se deu nessa época. Juntos, foram a uma biblioteca para consultar os mapas e verificarem que o lugar mencionado na profecia localizava-se no Norte do Brasil, uma região tão distante que pensaram não ser esta a direção de Deus.

Antes de viajarem, Vingren doou o dinheiro disponível (90 dólares) a um jornal pentecostal. Naturalmente, este fato pode parecer estranho a qualquer pessoa; todavia, ele agiu consciente de que estava sob a direção do Espírito Santo. Num desses dias, quando Vingren meditava, o Senhor lhe disse: "Se tu fores, nada te faltará".

CONTINUA...

______________________________

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

OLIVEIRA, José. Breve História do Movimento Pentecostal: dos atos dos apóstolos aos dias de hoje. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. p. 63-64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog da Comissão Executiva de Missões-CEM da Igreja Batista Renovada Moriá-IBRM em Fortaleza/Ceará.

Este blog foi criado com a missão de ser uma fonte de informação e edificação espiritual para cada um que chega até ele. Se você tem algo que venha a enriquecer ainda mais as postagens deste blog deixe seu comentário aqui.

Também estamos a sua disposição através do email: comissaoexecutivademissoes@gmail.com

Entre em contato conosco!

Deus te abençoe!

Irmãos CEM

Obs.: Informamos que os comentários serão moderados pela CEM