domingo, 24 de março de 2019

Daniel Berg e Gunnar Vingrer chegam ao Brasil

Daniel Berg e Gunnar Vingren
CONTINUAÇÃO...

Em Nova Iorque, ele e seu companheiro encontraram-se com um irmão que se dirigia ao correio para enviar uma carta a Vingren, contendo 90 dólares. Ele e Daniel Berg entreolharam-se comovidos e gratos ao Senhor. Era o suficiente para as passagens. Em 5 de novembro de 1910, os dois suecos deixaram Nova Iorque, a bordo do navio "Clement", oportunidade em que promoveram a evangelização dos tripulantes e passageiros, registrando-se algumas decisões para Cristo. A chegada em Belém do Pará deu-se a 19 de novembro do referido ano.

Em Belém do Pará, foram encaminhados a um pastor batista chamado Eurico Nelson, também de origem sueca, que os recebeu e permitiu morar no porão do templo, localizado na rua Balby, 406. Ali, permaneciam muitas horas em oração com suas vidas no altar de Deus. Alguns meses mais tarde, aprenderam o idioma português (Daniel começou a trabalhar para poder pagar o professor que ensinava português a Gunnar, e este, por sua vez, transmitia o que aprendeu a Daniel). Sobre esse episódio, Gunnar Vingren relata na página 34 do seu diário:
    "Agora com esforço começamos a estudar a língua, e durante esse tempo participamos dos cultos da igreja Batista. Por não termos dinheiro para pagar as aulas, Daniel teve de conseguir um emprego na fundição. Ali ele trabalhava de dia, enquanto eu estudava o idioma. Depois eu lhe ensinava de noite o que aprendera de dia. Assim, com esforço aprendemos o português".
 Após aprenderem o idioma, começaram a pregar sobre o Pentecostes. Alguns membros da pequena igreja opunham-se, com grande resistência, aos ensinos dos missionários. A 8 de junho de 1911, Celina Albuquerque recebia o batismo com o Espírito Santo e, no dia seguinte Maria Nazaré, sua irmã, tinha a mesma experiência espiritual. Juntamente com elas, outros 17 membros foram expulsos do templo e, em 18 de junho de 1911 fundaram a igreja "Missão da Fé Apostólica", que em 1918 mudou-se de nome para "Assembléia de Deus".

Com o trabalho de Daniel Berg, ele conseguiu ajuntar a quantia de 300 mil réis e valeu-se desse recurso para a compra de bíblias, novos testamentos e evangelhos. Assim, passados três anos, ele havia distribuído 2.000 bíblias, 4.000 novos testamentos e 6.000 evangelhos, fundamentando a obra que Deus lhes confiara nas Escrituras Sagradas.

Da igreja pioneira em Belém, irradiou-se a obra pentecostal a todas as regiões. Contudo, enfrentaram décadas de solidão na aceitação da doutrina pentecostal, mantendo-se como uma minoria solitárias e cruelmente perseguida. Nas pequenas cidades, o clero católico romano, dominante e implacável, contava sempre com o apoio das autoridades arbitrárias que fechavam templos, agrediam e aprisionavam os membros da igreja. Muitas vezes eram os crentes alvo de pistoleiros, que feriam e matavam, ocasiões em que costumavam ocorrer impressionantes interferências divinas.

CONTINUA... 

______________________________

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

OLIVEIRA, José. Breve História do Movimento Pentecostal: dos atos dos apóstolos aos dias de hoje. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. p. 65-66.

HURLBUT, Jesse Lyman. História da Igreja Cristã. 7 ed. Deerfild, Florida: Vida, 1993. p. 231-233.

STEFANO, Gilberto. A Origem: Descrevendo a História dos Batistas, dos Católicos, dos Protestantes e dos Pentecostais. 2 ed. São Paulo: Palavra Prudente, 2006. p. 160-161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog da Comissão Executiva de Missões-CEM da Igreja Batista Renovada Moriá-IBRM em Fortaleza/Ceará.

Este blog foi criado com a missão de ser uma fonte de informação e edificação espiritual para cada um que chega até ele. Se você tem algo que venha a enriquecer ainda mais as postagens deste blog deixe seu comentário aqui.

Também estamos a sua disposição através do email: comissaoexecutivademissoes@gmail.com

Entre em contato conosco!

Deus te abençoe!

Irmãos CEM

Obs.: Informamos que os comentários serão moderados pela CEM